quarta-feira, 14 de março de 2012

Torta recheada com creme pasteleiro



Hoje apeteceu-me fazer um doce, enquanto pensava o que fazer, achei uma receita de uma torta que nunca tinha feito. A torta estava decidida, faltava o recheio, pensei em vários, mas decidi-me pelo creme pasteleiro. Lembrei-me que a minha avó adorava essa torta, e eu também! :) Enquanto trabalhei numa pastelaria muitas foram comigo para casa! Esta sem dúvida ficou muito boa, deixou de ficar massuda e com um bom aspecto visual! Acho que estou a acertar nisto do adoçante! :)

ingredientes para a torta:
6 ovos
50 gr de açúcar
125 gr de adoçante (na tampa está um medidor)
5 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de farinha custard
sal fino q.b.

preparação:
Bata as claras com o sal em castelo e reserve. Bata as gemas com o açúcar e o adoçante, adicione as farinhas e o fermento. Leve ao lume até ficar dourado, numa forma rectangular forrada com papel vegetal.

Enquanto a torta coze prepare o creme pasteleiro.

ingredientes para o creme pasteleiro:
1 ovo
2 gemas
250ml de leite
2 colheres de sopa de farinha
100 gr de adoçante
raspa de um limão

preparação:
Coloque ao lume 200ml de leite.
À parte misture os outros ingredientes com o restante leite frio e junte depois, com cuidado, ao leite quente, ainda no lume, sem parar de mexer até obter um creme espesso.

Assim que a torta estiver pronta, retire-a para cima de um pano (desta forma é mais facil de enrolar) e coloque o creme pasteleiro na torta. Após isso enrole a torta e decore a gosto.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário